Artigos e Críticas
O dia que o fusca quase foi guinchadoPor Aline Zilli Como é sabido, o espetáculo As aventuras do fusca a vela, utiliza um fusca em seu cenário. Como de praxe e em tempos difícies, pedimos autorização para apresentar em uma praça em Caxias do Sul - RS. A autorização para apresentação foi dada, porém, para o entendimento da guarda municipal, não tínhamos autorização de colocar um veículo no local.... - Saiba Mais |
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A Mãe e o Monstro na AmazôniaPor Aline Zilli O Grupo Ueba apresentou “A Mãe e o Monstro” no I Seminário Nacional Mulher, Justiça Social e Participação Popular, que aconteceu de 24 a 26 de novembro em Tefé, no Amazonas. Foi um importante momento de trocas e aprendizado. - Saiba Mais As Aventuras do Fusca a Vela no SertãoPor Jonas Piccoli O Sertão virou mar! O grupo levou o espetáculo As aventuras do Fusca a Vela e atravessou de fusca o Sertão Nordestino - Saiba Mais Para que serve a Arte?Por Maya Falks Arte é certamente a mais inexplicável das sensações. Sim, sensações. Por mais palpável que seja o objeto de arte – um quadro, por exemplo – não é a tela, a textura, a tinta que te toca, mas o universo que o artista ali colocou. Mesmo que se possa tocar, o toque só se converte em arte ao provocar uma sensação. E sempre provoca. - Saiba Mais
A arte como instrumento de aproximaçãoPor Aline Zilli O que tem em comum Presidiários, policiais, travestis e palhaços? Essa é uma longa história sobre quatro horas em um Festival! Buscando traçar um paralelo entre esses tipos, vasculhei a memória em busca de uma referência que pudesse unir, e a única resposta foi a do que vivenciei hoje! - Saiba Mais
Crítica - As Aventuras do Fusca a VelaPor Renato Mendonça A participação da Ueba Produtos Notáveis no 8° Fitrupa permitiu que se fizesse um experimento de observação quanto aos aspectos de encenação e recepção na medida em que o grupo de Caxias do Sul (RS) apresentou “As Aventuras do Fusca a Vela” em três locais diferentes de Porto Alegre, em três dias diferentes, para públicos com perfis diversos. Evidentemente, as conclusões devem ser consideradas à luz da subjetividade de quem observa... - Saiba Mais
Como nos perdemos entre monstros de nossa própria criaçãoPor Márcio Silveira Creio que seja aí que o Grupo acerta o passo nesta encenação, levantando a discussão das “falências” de hoje na sociedade como um todo, tendo como foco condutor a questão da violência contra a mulher, a exemplo do autor francês que em seu conto mostra como uma mulher se transforma em uma fábrica de monstros com o manejo de um espartilho. Fornecendo anualmente crianças disformes aos exibidores de fenômenos bizarros da natureza humana... Saiba Mais
Reflexões sobre o Bom QuixotePor Márcio Silveira Em meados do ano de 2010 fui convidado pelo Grupo UEBA Produtos Notáveis, com sede na cidade de Caxias do Sul, localizada na serra gaúcha, para participar de um novo projeto. Consistia na realização da dramaturgia de um espetáculo de teatro de rua com base no livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Afeito a desafios, aceitei com muito gosto.... Saiba Mais
O Fusca e a BaleiaPor Márcio Silveira O “espaço” desde o tempo dos gregos foi assunto de inquietude do teatro. Já, para a linguagem do teatro de rua é uma inquietude urgentíssima e infinita. Tanto que há muito tempo passa a ser condição sine qua non de investigação dos grupos teatrais, ocasionando em seu processo criativo um ganho significativo. Os espetáculos de rua passaram a constituir nos últimos 25 anos um leque muito grande de ressignificações do espaço ... Saiba Mais
Crítica Radicci e GenovevaPor Antônio Carlos Holfeldt Na semana passada, falei da passagem da crônica para o teatro. Hoje, vou falar da passagem das tirinhas dos quadrinhos para o teatro. Refiro-me ao personagem Radicci, criação de Iotti, que ocupa há muitos anos as páginas de jornais de Caxias do Sul e, mais recentemente, de Zero Hora. Há tempos, o grupo Ueba - Produtos notáveis, de Caxias do Sul, fez esta transposição... - Saiba Mais |